• André Boaratti

10 dicas para você se sair bem na apresentação do seu TCC


De nada adianta se você fez um excelente trabalho de conclusão de curso e não se preparar corretamente para a apresentação. Se você vai passar por isso e está com aquele friozinho na barriga, fique atento a essas 10 dicas que eu preparei, minunciosamente, a partir das experiências que eu acumulei como avaliador de trabalhos acadêmicos. Nada melhor do que obter essas informações de uma pessoa que está acostumada a avaliar trabalhos. Então, pense bem sobre cada dica, se prepare e você colherá excelentes resultados!



1- Planejamento


Como eu sempre digo, planejamento é o grande segredo para obtermos o sucesso em qualquer situação na nossa vida. E na elaboração e apresentação do TCC, não é diferente.

Faça um roteiro resumido do que você vai falar no dia da sua apresentação. Esse roteiro não pode ser grande, pois você tem apenas 20 minutos de fala, geralmente. Você pode estar pensando que esse tempo é muito grande, na verdade não é. E se você extrapolar esse período, já vai contar pontos negativos para você. Então, primeiramente, faça um bom roteiro de texto. Estude-o bastante, depois, transforme-o em tópicos.



2- Slide em tópicos


Aproveitando o que foi dito na dica anterior, já que você desenvolveu os tópicos do roteiro da sua fala, por que não os aproveitar e colocá-los nos slides? Dessa forma, eles serão a base da sua apresentação e você não precisará levar nenhuma “colinha”, já que esta será o próprio slide! Pense nisso! Bata os olhos nos tópicos nos slides e detalhe-os na sua fala! Professores da banca adoram isso, sabia? Fica a dica 😉



3- Conteúdos que não podem faltar


Alguns pontos do seu TCC não podem deixar de ser abordados por você na sua apresentação, caso contrário, os professores irão cobrar de você após a sua fala. Então, quanto mais completa a sua fala, menos eles irão te encher de perguntas!


Os conteúdos que você deve, obrigatoriamente, incluir na sua apresentação são:


- Tema;

- Problema de pesquisa;

- Qual o caminho que o trabalho percorreu para responder o problema de pesquisa;

- Hipótese

- Objetivos

- Metodologia

- Considerações Finais


Na última parte, finalize a sua apresentação, dizendo se a sua hipótese responde ou não a questão problema e por quê.



4- Ensaie bastante


Pegue o seu roteiro, ensaie sozinho e depois para algumas pessoas. Quanto mais ensaio, melhor! Se você puder, grave um vídeo do seu ensaio, veja os seus cacoetes, as suas falhas e corrija-os!



5- Postura


Mantenha uma postura equilibrada durante a sua apresentação. Isso quer dizer que você deve flexibilizar os seus movimentos. Evite ficar totalmente parado, estático ou então caminhando feito uma barata tonta na frente da banca, demonstrando insegurança e nervosismo. Não se esqueça, nunca dê as costas para o seu público! Mesmo quando você for olhar para os slides, mantenha uma postura em que você fique metade virado para os slides e metade para a banca. Dando as costas você demonstra várias coisas, inclusive que você não está ligando muito para a presença deles. E também, a compreensão da sua voz, do que você está dizendo, pode ficar prejudicada, as pessoas não vão te ouvir direito. Portanto, postura firme e equilibrada!



6- Monitore o tempo de apresentação


Esse é um aspecto muito importante que você deve se atentar na sua apresentação. Estruture a sua fala dentro do período que você terá para se apresentar. O ensaio é importante para isso também, para você verificar se o conteúdo que irá expor está extenso ou curto demais. E no dia da apresentação, peça para alguém (nunca da banca), te ajudar a controlar o seu tempo. Solicite que a pessoa te avise, sutilmente, a cada 10 minutos, para você ter uma noção melhor e não correr o risco de desrespeitar essa regra.



7- Chegue com antecedência


Se você puder, cheque mais cedo do que o horário marcado da sua apresentação. Isso vai permitir você a se ambientar com o local e também se organizar em termos de Datashow, por exemplo. Isso é muito importante para evitar imprevistos na sua apresentação. Após essa primeira organização, procure ficar isolado numa sala, treinando a respiração, lentamente, com os olhos fechados. Esse exercício vai te deixar mais calmo e concentrado!



8- Veja outras apresentações


Procure acompanhar as apresentações de seus colegas de curso. Veja onde eles estão errando e tente se corrigir, se policiar para não cair nos mesmos equívocos que eles. Isso vai te deixar mais seguro e tranquilo para o seu dia!



9- Anote as perguntas da banca


Após a sua fala, os professores da banca irão se pronunciar por meio de questionamentos sobre o seu trabalho. Não se deixe abater, pois a banca serve justamente para isso, não se preocupe. Por isso eu disse anteriormente, quanto mais a sua apresentação estiver completa, haverá menos possibilidade dos componentes da banca te encherem de perguntas. Mas, mesmo assim, eles te arguirão. Geralmente, cada membro faz os seus questionamentos acerca do seu trabalho, portanto, são muitas perguntas. E como ficamos nervosos e apreensivos, é muito comum nos esquecermos delas. Mas para que isso não aconteça, anote-as num papel e depois responda-as uma por uma, com calma, pausadamente. Não tem problema nenhum você se sentar e anotar os apontamentos, na verdade, os professores perceberão que você está levando em consideração as críticas, logo, eles vão gostar, pode ter certeza!



10- Atividades relaxantes


Como você se preparou com antecedência e não deixou para última hora, dedique-se em atividades prazerosas dias antes da sua apresentação. Vá ao cinema, pratique o seu esporte favorito, vá namorar, enfim, relaxe! Não procure se estressar antes da banca, pois isso, sem dúvida nenhuma, vai repercutir na qualidade da sua apresentação.

Você achou essas dicas interessantes? Você já passou por uma banca e deseja compartilhar a sua experiência? Tem alguma dúvida sobre esse tema? Mande-me um e-mail, vamos conversar!


professorboaratti@gmail.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now