• André Boaratti

07 motivos para você NÃO comprar o seu TCC


Prática cada vez mais comum nas instituições de ensino superior no Brasil, infelizmente a compra de TCC´s tem se instalado como um câncer nos cursos de graduação e pós. Alunos concluintes que não querem se dedicar à produção de um trabalho acadêmico de final de curso buscam pessoas destinadas a vender um modelo pronto de TCC. Porém, se você está pensando nessa alternativa, cuidado, pois há vários riscos sérios que você está correndo, sem falar nas inúmeras desvantagens. Esse é o tema deste artigo, sendo que o seu objetivo é fazer você refletir sobre essa prática, antes de você tomar uma decisão dessa natureza e depois se arrepender.



1- Compra de TCC é CRIME!


Criou-se uma verdadeira indústria de venda de trabalhos acadêmicos, a qual, divulga erroneamente, que esta prática não é crime. Isso não é verdade! Além do risco de ser preso, você ainda corre o risco de plágio, na medida que ninguém garante que o seu trabalho “comprado” será único. Essas pessoas trabalham com modelos prontos, com apenas algumas modificações superficiais.


Vamos aos dispositivos legais: o artigo 299 do código penal foi criado para regulamentar o decreto de lei nº 2848/40 do dia 7 de dezembro de 1940, que trata do crime de falsidade ideológica. O ato de omitir em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita.

Pena de reclusão de 1 a 5 anos e multa se o documento for público, ou reclusão de 1 a 3 anos e multa se o documento for particular.


Mas calma, há um outro dispositivo legal: o Artigo 307 do código penal brasileiro também caracteriza crime de falsidade ideológica para quem atribuir a terceiros falsa identidade para obter vantagens em proveito próprio ou alheio e causar danos a outrem. Também é passível de pena de uma a 5 anos com multa.

Estas duas leis caracterizam os atos de compra de trabalhos escolares ou acadêmicos prontos como Crime de Fraude Acadêmica.


O que é Fraude Acadêmica?

Entende-se por fraude acadêmica: o plágio, a cola e a falsificação de dados de pesquisa.

Entendeu agora, a gravidade a compra de TCC?



2- Dificuldades na apresentação


Se não foi você que fez o trabalho, logo, você encontrará dificuldades na apresentação, mesmo que você estude muito o TCC comprado. Não vale a pena! Apresentar um conteúdo que você não produziu vai te dar uma enorme insegurança na hora de você apresentar o trabalho para a banca, portanto, não corra esse risco.



3- A banca pode identificar a compra


Os professores que formam as bancas de defesa estão cada vez mais preparados para pegar alunos que cometem esse tipo de prática. Os membros da banca, muitas vezes, facilmente percebem quando foi o aluno que fez, ou não, o trabalho. Eu mesmo já reprovei vários alunos que consegui identificar nas minhas bancas que ele não foi o autor do seu próprio trabalho. A começar pelo nível de nervosismo, depois vem as contradições, o conteúdo decorado, ou seja, o próprio aluno se entrega quando não foi ele que fez o trabalho.



4- Imagem prejudicada


Se você for pego cometendo plágio ou compra de TCC, a sua reputação na instituição será bastante prejudicada. Isso é ruim, pois, é muito comum os professores ajudarem seus alunos a conseguirem oportunidades no mercado de trabalho. Mas qual professor vai indicar um aluno a um posto de trabalho se ele cometeu plágio? Nunca!



5- Programas que identificam plágios


As indústrias que vendem trabalhos prontos produzem os TCC´s a partir de plágios. Isso é fato, pois, ninguém vai produzir um TCC do nada, somente o próprio aluno. Os professores avaliadores, todos eles, sem exceção possuem esses programas instalados nos seus computadores. Logo, é muito fácil identificar se o seu trabalho foi comprado ou não.



6- Quem é que produz um TCC pronto?


Geralmente são pessoas que não tem conhecimento na área acadêmica, não conhecem as normas ABNT e são completamente descompromissadas com a qualidade do trabalho, pois só estão interessadas em receber o seu dinheiro! Além de você gastar um bom dinheiro comprando um trabalho pronto, a qualidade, sem dúvida, será pra lá de duvidosa!



7- Antiético


E por fim, além de tudo que foi dito até aqui, comprar TCC pronto é muito errado! É uma atitude deplorável, do ponto de vista ético! Além de você estar assumindo a sua própria ignorância frente a um desafio que, se concluído de forma correta, vai te agregar conhecimento e experiência para o resto da sua vida! Sem falar que o seu TCC vai te perseguir durante toda a sua vida! Fará parte da sua identidade no mercado de trabalho, pois, você será um conhecedor, um especialista sobre aquele assunto que você se dedicou tanto em pesquisar e discutir. Mas se você comprar um trabalho pronto, nada disso contará! Sua trajetória acadêmica será manchada para sempre!


Portanto, se você está com dificuldade em produzir o seu TCC, dedique-se o máximo possível e se precisar, peça ajuda ao seu orientador ou a outros professores da sua instituição ou fora dela. Há inúmeros profissionais disponíveis, plenamente capazes em te ajudar nessa empreitada.


Gostou do artigo? Divulgue-o para as pessoas que você conhece que estão pensando em comprar TCC, para que elas fiquem cientes e não cometam esse erro!

E se quiser ajudar para o seu TCC, entre em contato comigo:


professorboaratti@gmail.com

@andre.boaratti (redes sociais)

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now