• André Boaratti

06 super dicas para destravar o início do seu TCC!



Se você está no início do seu TCC e não tem ideia de como alavancar o seu texto, veja essas dicas valiosas que vão te ajudar muito!



Dica 01 – ESCOLHA UM BOM TEMA


- Se você ainda não escolheu um tema, a dica básica é: escolha um tema que você tem afinidade e, principalmente, curiosidade em investigar, em buscar mais informações! E ao mesmo tempo, claro, que esteja dentro da sua área de estudo.



Dica 02 – MONTE UMA ESTRUTURA


- Depois que você escolheu o seu tema, faça uma estrutura do seu trabalho em tópicos, ou seja, qual o caminho que você pretende trilhar para abordar o assunto? Para facilitar, divida o trabalho em três atos: começo, meio e fim (introdução, desenvolvimento e conclusão).



Dica 03 – CONSTRUA UMA BOA PROBLEMÁTICA


- Uma dica excelente que vai te ajudar a começar a escrever o seu TCC é: tenha um problema de pesquisa em mente. Esse problema é o que você vai resolver, vai buscar uma solução dentro do seu tema. E isso irá ser o grande impulsionador para a sua pesquisa. Com um problema em mente para resolver, você saberá quais obras procurar e de que forma elas serão aproveitadas para o seu trabalho.



Dica 04 – PESQUISE OUTROS TCC´S DA SUA ÁREA


- Não tem problema algum você buscar inspiração em outros trabalhos próximos do seu tema. Veja de que forma outras pessoas já abordaram tal assunto, isso pode te dar excelentes ideias para você começar a produzir! Mas sem “CTRL C - CTRL V” hein! Ver um trabalho pronto é importante para você ter uma noção do que fazer e por onde começar. E se você achar que o trabalho que você pesquisou pode contribuir com a sua pesquisa, aproveite-o (com as devidas referências dentro das normas).



Dica 05 – COMECE A ESCREVER, JÁ!


- Não perca tempo! Se você já tem um tema, uma questão problema e o esboço do trabalho pronto a partir de tópicos, comece a desenvolver o seu texto. Faça as leituras e as revisões bibliográficas necessárias, mas não fique sem escrever! Isso é muito importante para que o seu trabalho comece a ganhar corpo e você saber identificar o que realmente é importante para a sua pesquisa.



Dica 06 – CUIDADO COM O PLÁGIO


É muito comum para aqueles que nunca fizeram qualquer tipo de TCC ter inúmeras dificuldades no início. A tentação bate forte para copiar aquele trecho daquele trabalho! Mas ai você pensa: “mas é só um parágrafo”! Não importa, PLÁGIO É CRIME! Se você não atribuir as referências para as contribuições de outras pessoas no seu texto, você, muito provavelmente, pagará por isso. Pois hoje em dia é muito simples descobrir plágios nos TCC´s. Os professores que avaliarão o seu trabalho na banca, ao receberem a versão digital, a primeira coisa que fazem é passar o seu trabalho em programas que buscam plágio. São programas simples que qualquer um pode instalar no computador. E se te pegarem, já era! Além de não poder apresentar o seu trabalho, terá que fazer um novo! Já pensou? E dependendo da instituição, as consequências podem ser piores, então, não vale a pena.


Produza um texto da sua própria autoria, se baseando nas contribuições de outras fontes, fazendo as referências dentro das normas indicadas pela ABNT. Se não sabe como fazer ou tem dificuldades quanto a isso ou qualquer etapa do trabalho, mande-me um e-mail que eu terei o maior prazer em te ajudar! Faço isso há mais de 10 anos! Iniciar pessoas corretamente ao mundo da produção científica é algo que me dá muito orgulho! Portanto, está esperando o quê para entrar em contato e deslanchar o seu TCC?


professorboaratti@gmail.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now