• André Boaratti

06 dicas para produzir um TCC em pouco tempo



Está atrasado com o seu TCC e a sua produção não anda? Tem pouco tempo para entregar o seu trabalho e não sabe o que fazer? Primeiro: tente se acalmar, respire fundo e analise as dicas que eu vou te dar nesse artigo para que você possa se concentrar e terminar o seu TCC da maneira mais tranquila possível! O excesso de preocupação pode nos levar ao desespero, o qual, nos impede de pensar e tomar decisões corretas. Com isso, vamos entrando num ciclo vicioso, nos impedindo cada vez mais de produzir e finalizar o trabalho. Quebre esse ciclo com as dicas que eu vou te dar nesse artigo!



1- Refaça o seu planejamento


A partir do que irei expor aqui, repense o seu trabalho e faça um novo planejamento para o seu TCC. Esquematize-o a partir das etapas que faltam para você finalizá-lo. Um novo planejamento vai te dar mais segurança e isso vai te deixar mais calmo para você produzir com mais tranquilidade.



2- Priorize novas fontes de pesquisa


Um dos motivos que pode estar contribuindo para o seu TCC andar como uma tartaruga são as fontes de pesquisa que você selecionou para embasar teoricamente o seu trabalho. Então, faça o seguinte: repense essas fontes, priorizando artigos ou obras mais curtas. Dessa forma, você não irá perder muito tempo pesquisando em obras mais extensas. Busque outros TCC´s que contribuem para responder a sua questão problema. Isso vai te ajudar a economizar mais tempo, pode ter certeza!



3- Busque fontes que respondam a sua problemática


Procure por fontes, preferencialmente artigos científicos, que contribuam objetivamente com a sua problemática. Tenha a sua questão problema como o norte da sua pesquisa, logo, você vai levantar informações das fontes que realmente sejam relevantes para a discussão em torno do seu problema.



4- Seja mais objetivo na escrita


Se a palavra de ordem aqui é objetividade, então, na escrita do seu trabalho não há outra postura que você deve tomar. Seja bem objetivo nas discussões teóricas do seu TCC, principalmente se você estiver fazendo um artigo científico. É bom dizer que este, diferentemente da Monografia, por exemplo, é mais curto e por natureza, mais objetivo. Então, não tem problema algum você abordar o seu objeto da maneira mais concisa possível!



5- Foque em responder o problema


Eu sempre digo isso nos meus artigos, mas neste caso, ou seja, em se tratando de pouco tempo para produzir um TCC, isso é LEI! Tenha a questão problema como o principal referencial para a produção do seu trabalho. Com ela em mãos, fica muito mais fácil levantar as informações das fontes de pesquisa que você selecionou para o seu trabalho, pois, você sabe exatamente o que buscar nelas! Ou seja, a problemática torna a sua produção muito mais objetiva e isso, sem dúvida, vai te ajudar a economizar tempo de pesquisa!



6- Peça ajuda com a correção/adequação das normas ABNT e ortográfica


Seja humilde nessas horas e peça ajuda! Foque naquilo que é mais importante para o seu trabalho, que é o CONTEÚDO! Amarre-o direitinho, faça uma boa conclusão, e deixe com que outras pessoas que entendam do assunto te ajudarem no que se refere à adequação das normas da ABNT e correção ortográfica do seu trabalho. Claro, o ideal é você fazer tudo, mas como você está sem tempo, então, a melhor escolha nessas horas é pedir ajuda para que você possa se dedicar a fechar o seu trabalho da melhor maneira possível!


Todas essas dicas foram pensadas para você produzir o seu TCC de maneira rápida, objetiva, mas sem perder a qualidade como referência! E se mesmo assim precisar de alguma ajuda, eu estou a disposição! Mande-me um e-mail e vamos conversar! Boa sorte na finalização do seu texto!


professorboaratti@gmail.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now