• André Boaratti

05 dicas para você destravar o final do seu TCC



No último artigo que disponibilizei, falei sobre como você poderia destravar o início do seu TCC por meio de seis dicas fundamentais. Mas se o seu caso não for esse, e sim, se você estiver finalizando o seu TCC e está passando por dificuldades, então, esse artigo é para você!



1- Planeje a parte conclusiva do seu TCC


Sim, como eu sempre digo, em trabalhos acadêmicos planejamento é tudo! E isso não é a toa, pois, ao visualizar o trabalho todo na sua mente, fica muito mais fácil produzir! E isso não é diferente com o capítulo de encerramento do seu trabalho.

Organize a parte final do seu TCC em tópicos, todos, claro, norteados pela problemática norteadora do seu trabalho



2- Responda o problema de pesquisa


O capítulo final é a parte que deixamos a nossa marca no trabalho! A melhor maneira de você finalizar o seu TCC em grande estilo é, primeiramente, resgatar o problema de pesquisa logo no primeiro parágrafo das considerações finais. Isso vai te ajudar, e muito, a discutir melhor uma possível solução para o problema levantado.



3- Resgate a sua hipótese


Lembra que você levantou uma possível solução para o seu problema, lá no início do seu trabalho? Pois é, agora é a melhor hora para você resgatar a sua hipótese! Se você tem um problema, consequentemente você tem uma hipótese. Logo, você deve discutir, no capítulo final da sua pesquisa, se a hipótese levantada responde ou não o seu problema. Basicamente o trabalho científico é estruturado em cima disso: testar uma hipótese!



4- Normas (atualizadas) da ABNT


Além do foco que você deve ter nas considerações finais do seu trabalho, nem preciso dizer que o seu trabalho deve estar formatado dentro das normas da ABNT. Mas não é só isso que eu quero falar para você, e sim, que essas normas foram atualizadas recentemente, portanto, fique esperto com isso e veja se o seu trabalho está adequado, caso contrário, não economize tempo e nem dinheiro (se for o caso) para adequar o seu TCC para que ele atenda todos os padrões da ABNT.



5- Peça para alguém ler o seu TCC


Ter uma opinião, um ponto de vista diferente em relação ao que produzimos é fundamental para enxergarmos alguns erros que geralmente não percebemos quando estamos mergulhados no conteúdo que nós mesmos estamos nos dedicando. Isso é bastante comum! Então, peça para alguém ler o seu trabalho, principalmente uma pessoa que já fez um TCC. Algumas partes que achamos que podem estar bem explicadas, talvez não estejam, mas isso somente alguém com um ponto de vista de “fora” é que vai nos alertar. Pontos obscuros, erros ortográficos, são equívocos que não podemos simplesmente ignorar na produção dos nossos trabalhos acadêmicos. Mas se você quiser um olhar, digamos, mais profissional, com mais experiência, no seu TCC, não hesite em me procurar! Eu posso te ajudar com o seu trabalho em vários sentidos, como adequação das normas da ABNT, correção ortográfica, verificação da coerência do conteúdo, etc. Portanto, caso precise de ajuda, conte comigo! Boa sorte na finalização do seu TCC. E qualquer dúvida ou sugestão de artigo que você deseja que eu produza, mande-me um e-mail:


professorboaratti@gmail.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now