1ª SÉRIE

Baixe os slides do conteúdo da avaliação bimestral!

Vídeo aula do dia 26/03 

Olá pessoal! Esse é o nosso último vídeo sobre o Império Romano. Assistam esta vídeo aula e façam a atividade que está no final! 

A atividade deve ser entregue até o dia 02/04. Enviem para o meu e-mail: professorboaratti@gmail.com

Abraços!!!

Aula do dia 27/03 - Atividade sobre a - Idade Média

Assista o filme "O Nome da Rosa" baseado na obra de Umberto Eco e responda as seguintes questões, para serem enviadas  ao meu e-mail até o dia 03/04:

link para o filme: https://www.youtube.com/watch?v=uqL7gn13JoQ

1- Qual o papel da Igreja na Idade Média?

2- Por que motivo a Igreja restringia o acesso a alguns livros? Qual o problema de Aristóteles?

3- Qual os métodos utilizados pela Inquisição no filme? Pesquise a respeito de outros métodos.

4- Explique a polêmica sobre a pobreza de Cristo, discutida no filme.

5- Explique os fatores que beneficiaram as cidades italianas no renascimento comercial.

Aula do dia 02/04 - Vídeo aula: Idade Média - Tempos Confusos

Olá pessoas, como vocês estão, hein?? Saudades de vocês! Logo logo estaremos juntos novamente ;-)

Nessa vídeo aula eu explico sobre o período de transição entre a Roma Antiga e o início do período medieval. É uma aula muito importante para entendermos sobre como a Idade Média foi construída, sua dinâmica e, principalmente o papel da Igreja Católica como ator político central nesse período. Ao vinal do vídeo há uma atividade que deverá ser enviada para o meu email até a próxima quinta! 

Bons estudos e cuidem-se! Um enorme abraço em vocês!

 

*PS.: peço desculpas a vocês pelo meu amadorismo em dar aulas online, estou aprendendo e espero melhorar a cada gravação! Comprei um programa editor de vídeo e estou aprendendo a mexer nele! Espero que os videos fiquem melhores nas próximas aulas!  

Aula do dia 03/04 - Atividade sobre o Império Carolíngio

E ai pessoa, tudo bem com vocês? Hoje vamos fazer uma atividade sobre o Império Carolíngio. Com a desagregação do Império Romano e a organização da sociedade feudal, inúmeros reinos se formaram. É importante lembrar que os romanos permitiram que muitos dos povos bárbaros ocupassem parte de seu território. Na qualidade de aliados, eles ajudavam a defender as fronteiras contra invasões inimigas, além de cultivarem as terras e criarem animais. 

Com o tempo e a desagregação do Império Romano do Ocidente, essas ocupações iniciais dariam início a reinos independentes. No interior deles, estariam presentes tanto costumes romanos quanto dos povos invasores.

Formado na Gália (atual França), o reino Franco foi o mais duradouro desses reinos. Ao estuda-lo poderemos perceber esse processo de formação da sociedade feudal, assim como a consolidação ao longo dos séculos VI ao IX. 

Dentro desse contexto, se faz necessário estuarmos com mais profundidade o Reino dos Francos e mais especificamente o Império Carolíngio. 

Separei um texto para vocês que pode ser acessado no link logo abaixo. 

A atividade consiste em vocês fazerem um mapa mental a partir deste texto e me entregar na próxima sexta (por email). Pode fazer no caderno, fotografar e me enviar. Do jeito que for mais tranquilo para vocês. 

Qualquer dúvida, estou a disposição. Boa atividade!

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/imperio-carolingio---apogeu-e-declinio-pepino-carlos-magno-e-as-invasoes-barbaras.htm

Slides da "live" do dia 16/04

Olá pessoal, estou disponibilizando os slides que eu utilizei na nossa live do dia 16/04. Basta clicar aqui para baixar. 

Grande abraço a todos! 

Aula dia: 23/04

Bom dia pessoal, tudo bem??

Hoje vamos dar continuidade aos nossos estudos sobre Idade Média. Lembrando que, sempre, temos que refletir sobre se a Idade Média ou Idade das Trevas realmente merece esse adjetivo que remete a um período completamente sombrio ou que a história, nessa época, teve pouco ou nenhum significado. Não foi bem assim! Muita coisa interessante aconteceu nesse período, mas muita coisa bizarra também... fato é que nós temos que entender esse período como uma época cheia de contradições! Aliás, que período que nós não temos contradições, não é mesmo?? Pensando bem... mas a Idade Média talvez seja o momento histórico que é mais marcado por essas contradições. Bem, vamos lá: para tratar desse tema de uma maneira mais descontraída e didática ao mesmo tempo, eu separei um vídeo bem bacana para vocês! Ao final, vocês devem me enviar um mapa mental ou um resumo com os principais tópicos tratados no vídeo. A data de entrega é para a próxima quinta-feira. E qualquer dúvida, claro, estou sempre a disposição! 

Bons estudos e... cuidem-se! 

https://www.youtube.com/watch?v=u3BVCwkpwag&t=26s

Aula dia: 30/04

Bom dia pessoas, tudo bem? Hoje vamos dar continuidade aos nossos estudos sobre o período medieval. Hoje vamos tratar sobre a Alta Idade Média. Gostaria que vocês prestassem atenção numa nova classe que surge e que vai ser muito importante para compreendermos a passagem da Idade Média para a Moderna: os Servos! Os futuros burgueses! Eu acho isso tão, mas tão interessante!!!! Ao final da aula há uma atividade que é para ser enviada na próxima quinta. E qualquer dúvida, vocês podem me acessar aqui no chat do site, blz?? Eu estou com dificuldades em fazer lives, pois, a internet aqui de casa está muito instável, mas estou tentando resolver isso! 

Espero que gostem da aula! Até a próxima, minha gente! E... cuidem-se! 

Aula dia: 07/05

Olá pessoal, bom dia, tudo bem com vocês? Estou disponibilizando mais uma video aula, dando continuidade à Idade Média! Na próxima semana vamos nos ver ao vivo ;-) Qualquer dúvida que vocês tiverem, ao assistirem esta video aula, vocês podem acessar o chat que está aqui no meu site mesmo. 

Boa aula e até a próxima! 

Slides da aula do dia: 22/05

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now